Viver no Exterior

Bank of America está congelando contas de pessoas suspeitas de não serem cidadãs

Aparentemente o maior banco americano está congelando contas de pessoas suspeitas de não possuirem cidadania americana. Isso aconteceu com Saeed Moshfegh, um iraniano que ainda não possui cidadania porém recentemente casou-se com uma americana.

Após descobrir que estava sem acesso à sua conta bancária, o iraniano foi até a sua agência bancária, em Miami e ouviu de seu gerente que a documentação que ele havia providenciado no ato da abertura da conta, não poderia ter sido aceita.

Inconformado ele desabafou: “O banco não sabe como o sistema da imigração funciona, então eles não aceitaram meu documento”. Com sua conta bloqueada, ele não pode pagar seu aluguel e nem usar seus cartões de crédito que estavam todos sendo rejeitados.

Após muita conversa, ele conseguiu convencer o gerente para sacar todo seu dinheiro, porém sua conta não pode ser mantida.

E esse caso não é unico. Recentemente, o banco tem sido acusado de congelar contas de pessoas que não possuem status legal nos Estados Unidos. Em Julho, o Washington Post reportou que vários consumidores teve suas contas bloqueadas e o banco questionou se os correntistas eram cidadãos dos EUA ou cidadãos com dupla cidadania.

Segundo Stephanie Collins, porta-voz do Escritório de Controladoria da Moeda, ela disse que provas de cidadania não é requerido para abertura de contas americanas. O escritório é responsável por supervisionar os bancos. Ainda mais, os bancos apenas solicitam documentações para identificar e reportar transações suspeitas ou manter atualizações do cliente, e que os bancos não receberam nenhuma nova instrução para coletar mais informações sobre os consumidores.

Miami Herald tentou contato com o Bank of America, e Carla Molina, porta-voz do banco disse que não poderia comentar sobre o caso, mas ela disse que não houve mudanças no banco para solicitar mais informações aos clientes, incluindo cidadania, na última década. O banco sempre entra em contato com os consumidores antes de mudar o status das contas existentes, ela afirmou.

O que esta acontecendo ainda ninguém possui informações concretas, porém com certeza traremos a melhor cobertura sobre qualquer novidade desse acontecimento.

Sair da versão mobile