Segundo especialistas, a moeda norte-americana pode chegar entre R$ 4,90 até R$ 5,30 ainda esse ano. O motivo? A alta dos juros nos Estados Unidos que ameaçam atingir 6% ao ano por conta do superaquecimento da economia mixado com a situação caótica que o Brasil vive e provavelmente obrigará o Banco Central a subir a taxa Selic ainda esse ano. Os comentários são do sócio fundador da SPX Investimentos Rogério Xavier, ao participar de um evento organizado pelo banco BTG Pactual.

Ainda mais, segundo o especialista, o cenário externo está contra o mercado Brasileiro e o mercado interno é reflexo dos próprios erros dos economistas brasileiros.

A economia americana está caminhando para um superaquecimento devido seu crescimento de 2,9% acima do potencial permitindo o país crescer sem inflação. Além disso o nível de déficit fiscal americano é inédito para o estágio atual do ciclo de crescimento, muito alto para um desemprego tão baixo, em situação de quase pleno emprego. Por isso, a inflação está surgindo e já é possível ver sinais do superaquecimento nos salários e nos custos de produção.

Para completar, as tarifas de importação impostas por Donald Trump devem pressionar ainda mais a inflação. Enquanto isso, as condições de política monetária seguem frouxas, mesmo com as altas dos juros recentes pelo Federal Reserve (Fed, banco central americano). Xavier lembra que todos os episódios de recessão nos Estados Unidos aconteceram após altas de juros. E atualmente os juros básicos nos EUA, de 1% ao ano, estão 0,9% abaixo do nível que seria considerado neutro para o crescimento da economia. Ainda teria, portanto, muito espaço para subir.

E ainda há o balanço do Fed, ou seja, os incentivos que o banco central americano deu ao mercado recomprando títulos dos bancos, e que ele vai começar a recolher vendendo os papéis de volta. Isso provocará um forte enxugamento da liquidez mundial. Com isso, o juro nos Estados Unidos devem explodir e a taxa dos títulos de 10 anos do Tesouro americano, que hoje estão abaixo de 3% ao ano, podem chegar a 6% ao ano. “É uma boa oportunidade de fazer posições tomadas em taxas de juros nos EUA, mas consequentemente, o Brasil vai sofrer”, segundo ele.

Toda esse reportagem foi realizada para a Arena do Pavini.

 

About Author

Deixe um comentário

© Copyright: Todo conteúdo aqui publicado é 100% livre de plágio. Contamos com uma ferramenta que trabalha para averiguação de nosso conteúdo em outros websites. Portanto, cópias de qualquer natureza sem nosso consentimento serão levados em consideração. Para solicitar autorização de utilização contate contato@vivernoexterior.com.
Content Protection by DMCA.com
error: Content is protected !!