Aprenda a tirar sua carteira de matricula consular gratuitamente

Spread the love




 

Volta e meia noticiamos pessoas que perdem o passaporte e desesperadas tentam encontrá-lo utilizando todos os meios de comunicação. E o problema não para por aí, se você perder seu passaporte com seu visto, você poderá emitir outro passaporte no Consulado Brasileiro, mas e o visto? O visto também deverá ser emitido novamente, e o problema pode ficar maior a partir disso, com todos os obstáculos que os consulados e embaixadas americanas oferecem à todos nós.

Para tanto, o Consulado Brasileiro possui uma opção para isso: Carteira de Matrícula Consular. Com ela, você pode guardar seu passaporte em um local seguro, e utilizá-la como forma de identificação. Lembrando que a carterinha não substitui o Passaporte, ou seja, em situações na qual o passaporte é exigido, ela não substituirá o mesmo.

Outros motivos para aquisição da sua carterinha:

Casos de Emergência: Facilita ao Consulado-Geral o contato com seus familiares no Brasil e/ou vice-versa;
Conhecimento: Permite ao Consulado conhecer melhor a comunidade a que deve prestar assistência;
Documento de Identificação: Funciona como documento de identificação auxiliar para emissão de novo documento de viagem nos casos de furto, roubo ou extravio do passaporte ou carteira de identidade.

Para garantir sua carterinha, os passos deverão ser realizados:

1. Realize seu agendamento no consulado, clicando aqui
2. Escolha a opção Matricula Consular e prossiga nos próximos passos preenchendo com suas informações
3. No dia do seu agendamento, compareça ao consulado portando os documentos necessários
4. A Carterinha é gratuita

Documentos Necessários

■ Um documento brasileiro de identidade válido e com foto (RG emitido há menos de 10 anos, passaporte válido, carteira de motorista válida ou carteira de identidade profissional);
■ Certidão de nascimento ou certidão de casamento;
■ Formulário devidamente preenchido e assinado, clique aqui para baixá-lo;
■ Uma foto recente, tamanho 2×2 polegadas (inches).
■ Comprovante de endereço.

Observações

Recomenda-se que todo brasileiro no exterior providencie sua matrícula junto ao Consulado que tem jurisdição sobre o estado de seu domicílio. Após efetuar a matrícula, solicita-se manter sempre o endereço e telefone atualizados no Consulado-Geral. O Consulado-Geral em Boston presta serviços a brasileiros domiciliados nos estados de Massachusetts, Maine, New Hampshire e Vermont.

É importante esclarecer que a carteira de matrícula consular não é carteira de motorista, nem é comprovante de situação imigratória regular. A carteira de matrícula consular somente comprova que o portador está residindo nos EUA e é registrado em uma das repartições consulares do governo brasileiro.

 

Foto de Capa: Veja

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *